TDAH - transtorno de deficit de atenção / hiperatividade
O transtorno de deficit de atenção /hiperatividade e um dos transtornos comportamentais com maior incidência na infância e na adolescência. Pesquisas realizadas em diversos países revelam que ele esta presente em cerca de 5 porcento da população em idade escolar. Trata-se de uma sindrome clinica caracterizada basicamente pela tríade sintomatologia: deficit de atenção, hiperatividade e impulsividade, mão nao há a necessidade de que os três sintomas estejam presentes simultaneamente. Comportamentos característicos de criancas e adolescentes com TDAH incluem dificuldade em focar em um único objeto, fácil distração e egir como se estivesse no mundo da lua. Além disso, os portadores de TDAH podem nao terminar seus deveres de casa, apresentando grande dificuldade em se organizar, e freqüentemente perdem seus materiais escolares, chaves, dinheiro ou brinquedos. A criança pode se apresentar inquieta, nao conseguindo permanecer sentada, abandonado sua cadeira em sala de aula ou durante o almoço de família. Esta sempre a mil por hora ou como se tivesse ligado em uma tomada 220V, fala em demasia e dificilmente brinca silenciosamente; estão sempre gritando e sao muito impulsivos. Os pacientes com esse diagnostico apresentam prejuízos no desempenho acadêmico e social, pelos fatores já apresentados anteriormente.
O diagnostico do TDAH e essencialmente clinico. Nao existem exames laboratoriais ou de imagem que o identifiquem. A investigação do TDAH envolve detalhado estudo clinico por meio de avaliação com os pais, com as criancas e com a escola. Escolas de avaliação padronizadas para pais e professores podem ser utilizadas. A avaliação com os pais deve abranger uma história detalhada de todo o desenvolvimento da criança ou do adolescente, contendo fatos desde a história gestacional da mãe até os dias.
Por fim, deve haver claro prejuízo no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional da criança ou do adolescente. Sem prejuízo, nao há o diagnostico do transtorno.Criancas com TDAH nao diagnosticadas e nao tratadas apresentam uma serie de prejuízos no decorrer dos anos. Inicialmente, ocorre baixo rendimento escolar, a criança nao consegue acompanhar sua turma, sendo muitas vezes até reprovada. Perda da autoestima. Tristeza, falta de motivação nos estudos e prejuízos nos relacionamentos sociais podem desencadear episódios depressivos graves. Durante a adolescência, os danos acadêmicos e sociais acarretados podem facilitar abandono de escola ou de faculdade, ou propiciar o inicio do uso abusivo de drogas e álcool. Possivelmente, esses jovens se tornarão adultos inseguros, pouco habilidosos socialmente, com menos anos de educação, trabalhando nos piores empregos e com maiores dificuldades de serem absorvidos pelo mercado de trabalho.
TDAH NA ESCOLA
. Deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades
. Tem dificuldade para manter a atenção em tarefas ou atividade lúdicas,
. Parece nao escutar quando lhe dirigem a palavra
. Nao segue instruções e nao termina seus deveres escolares. Tem diviculdades para organizar tarefas ea atividades.
Evita, antipatiza ou reluta em envolver-se em atividades que exijam esforço mental constante (como tarefas escolares ou deveres de casa ).
. Perde coisas necessárias para tarefas ou atividades
. E facilmente distraído por estímulos alheios a tarefa.
. Apresenta esquecimento em atividades diárias.
. Agita as mãos ou os pés, ou se remexe na cadeira.
. Abandona sua cadeira em sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário